Social Media Marketing: o que ele pode e não pode fazer por você

O post a seguir é uma adaptação do artigo original “What Social Media Marketing Can And Can’t Do For You”, de Vincent Spivey para o The Next Web.
Social Media se tornou uma das mais poderosas ferramentas para negócios. Ainda assim, é preciso saber o que é possível e o que não é possível realizar por meio desta plataforma.

O que as mídias sociais podem fazer por você:

1. Aumentar a visibilidade do seu negócio

Você pode alcançar potenciais consumidores através de suas páginas nas redes. Isso contribui para o crescimento nas vendas, pois aprimora o alcance da comunicação. Usando plataformas de marketing, é possível rastrear os leads online originados das mídias sociais.
Sempre que se posta em redes como o Facebook ou Twitter por exemplo, você está dando aos usuários a oportunidade de realizar uma conversão no site, landing page, etc. Um conteúdo de bom engajamento gera mais tráfego para seu site e guia o usuário para a conversão final. Os indicadores de conversão com certeza irão subir conforme seus seguidores estão sendo nutridos.

2. Facilitar a fidelização de clientes

Relatórios mostram que empresas que trazem engajamento por meio de uma estratégia de marketing que envolva social media obtém uma maior lealdade dos consumidores do que marcas que não se vêem presentes nas redes. É por isso que cada vez mais os profissionais de comunicação são aconselhados a investir em mídias sociais e se conectar com seus clientes e potenciais consumidores.
Além disso, se o usuário procura e não encontra alguma marca em suas redes, a tendência a perder a confiança nos produtos e serviços da empresa é maior.

3. Mostrar os pontos fracos

Por pior que pareçam, as queixas e comentários negativos que uma marca pode receber nas redes podem ajudar a identificar os problemas e gerar insights de inovação do produto ou serviço.
Se acompanhar de perto, coletar informações e participar de discussões, você irá obter informações de qualidade que podem ajudá-lo a melhorar sua entrega. São dados que podem ser muito úteis para aperfeiçoar produtos já existentes, criar novos ou até mesmo adotar novos canais de distribuição.

O que as Mídias Sociais NÃO podem fazer por você:

1. Não se obtém retorno sem dedicação

Social Media é um investimento, porém você não conquistará nenhum retorno se não estiver empenhado. É imprescindível postar conteúdo de engajamento, participar e se posicionar diante de discussões que estão em alta, fazer pesquisas diretas com o público e até ficar por dentro de fatos e tendências de mercado.
Se garantida a dedicação necessária, o ROI será maior do que o esperado e pode evitar qualquer possível instabilidade financeira, pois seu público estará sempre ao seu lado.

2 . Não existe sucesso do dia para a noite

Trabalhar com mídias sociais não é uma solução mágica e não vai te tornar um influenciador digital do dia para a noite. É necessário um tempo para atrair potenciais consumidores e fazer com que despertem o interesse de compra.
Insistir e se dedicar às redes faz parte da caminhada para o sucesso, não existe promessa de “fique rico agora”. Por isso se deve investir tempo e dinheiro a longo prazo.
É um mundo competitivo, e assim que se diminui o ritmo ou tira o pé do acelerador, a concorrência chega para atropelar e tomar seu posto. Uma carta na manga para se prevenir de ser deixado para trás é construir uma grande audiência de defensores da sua marca. Essa é uma das maiores forças do social media marketing.

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